50 operadoras no mundo já ativaram redes de IoT móvel

Imagem 50 operadoras no mundo já ativaram redes de IoT móvel

InternetOfThings

Autor foto Virtueyes

Virtueyes

14/03/2019

A GSMA, organização que reúne as operadoras móveis de todo o globo, anunciou que redes celulares de internet das coisas (em padrão LTE-M ou NB-IoT) já foram ativadas por 50 teles mundo afora. Ao todo, há oferta de serviços de IoT móvel em 49 mercados (países ou regiões), inclusive no Brasil.


A entidade contabiliza até o momento 68 redes de NB-IoT ativadas em 45 mercados e 25 redes LTE-M em 19 mercados. As ativações mais recentes foram registradas no quarto trimestre de 2018: Altice (Portugal; NB-IoT), Orange, (França e Romênia; LTE-M), Telenor Group (Noruega; NB-IoT, LTE-M), Telia (Estônia; NB-IoT), SFR (França; NB-IoT), Swisscom (Suíça; NB-IoT, LTE-M) e Vodafone (Malta; NB-IoT). Na Ásia, Grameenphone (Bangladesh; NB-IoT), Chungwa (Taiwan; LTE-M), Telkomsel (Indonésia; NB-IoT) e Megafon e MTS (Rússia; NB-IoT). A Verizon e a Spark também lançaram o LTE-M na América do Norte e na Nova Zelândia, respectivamente, enquanto a STC lançou o NB-IoT na Arábia Saudita e a Telefonica lançou o LTE-M na Argentina.


Conforme a GSMA, espera-se agora que a cobertura atinja aproximadamente 93% dos maiores mercados de IoT do mundo até o segundo trimestre de 2019. Até 2025 haverá 3,5 bilhões de conexões IoT de celular, incluindo 1,9 bilhão de conexões LPWA licenciadas.

LEIA AS ÚLTIMAS DO BLOG