O que é load balance e como isso pode ajudar na disponibilidade e segurança dos seus clientes

Imagem O que é load balance e como isso pode ajudar na disponibilidade e segurança dos seus clientes

Blog VirtuEyes

Autor foto Virtueyes

Virtueyes

30/05/2019

Imagine que você possui o mesmo aparelho celular durante anos. Ao longo desse período, você vem acumulando fotos, vídeos e, principalmente, contatos em sua agenda. São números de telefone valiosos, uma vez que você precisa deles a todo o momento no dia a dia. Bom, já pensou você estar em uma situação de emergência precisando falar com uma pessoa para pedir ajuda, abrir o celular e se deparar com sua agenda completamente vazia?


Da mesma forma que ter um backup pode salvar a sua vida, não ter um plano B para panes na segurança de dados da sua empresa pode ser altamente prejudicial. Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2016 pelo site Computer World apontou que empresas brasileiras sofrem uma média de 14 paradas de sistema por ano.


Isso representa um prejuízo de cerca de US$18 bi anuais. Um outro dado levantado pela Veeam revela que 63% das empresas enfrentam problemas mensalmente tentando recuperar dados de um servidor, seja ele físico ou virtual. Preocupante, não? Pensando nisso, cada vez mais empresas estão se preocupando com a confiabilidade de seus sistemas e procurando estratégias que possam evitar problemas desta estirpe.


O que é alta disponibilidade?


Esse assunto costuma cercar a cabeça de gestores e gerentes de projetos. Já compreendendo um pouco da necessidade de ter segurança de dados e informações na sua empresa, é impossível não citar o conceito de alta disponibilidade.


Trata-se de um sistema de informação que possui resistência a falhas de hardware, software e energia e tem como objetivo principal assegurar todos os serviços e dados disponibilizados o máximo de tempo possível. Em outras palavras, é quando o seu sistema continua funcionando sem interrupções, não importando a natureza delas. Lembra do backup que citamos acima, não é?


Para evitar que sua empresa faça parte das estatísticas de prejuízo, a alta disponibilidade é uma solução que deve fazer parte da estratégia de todas as empresas. Quando o servidor apresenta alguma falha ou simplesmente quando a energia cai, por exemplo, outro servidor automaticamente assume o posto do primeiro, com as mesmas informações, dados e processos, evitando qualquer tipo de problema para você e seus clientes. Para mais detalhes técnicos, você pode conferir esse vídeo aqui.


Quem deve se preocupar com isso?


Quanto sua empresa perde quando seu sistema fica fora do ar? Os colaboradores da sua empresa são impedidos de darem continuidade ao trabalho quando esse tipo de falha acontece? Sua empresa trabalha com faturamento rotineiro atrelado a arquivos e servidores online?


Esses são alguns dos questionamentos que podem ajudar você a decidir se a solução de alta disponibilidade é para você ou não. Não importa realmente o tamanho da empresa ou o número de funcionários, mas sim o quanto ela pode perder sem servidor por algum tempo. Em alguns casos, minutos podem ser fatais. É o que aconteceu com a Amazon em 2013, quando uma falha inesperada no sistema causou um prejuízo histórico de US$66 mil dólares por minuto.


Mas, afinal, o que é load balance?


Agora que já entendemos melhor o que é alta disponibilidade e em que casos você deve levar ela em consideração, chegamos no ponto prático que é a estratégia que sua empresa pode utilizar.


Uma das estratégias mais eficazes e populares nesse quesito é o load balance, também chamado popularmente em português de ?balanceamento de cargas?. Como o próprio nome sugere, esse conceito trabalha com a distribuição de dados e informações entre servidores e redes de modo que o desempenho é melhorado, o tempo de resposta é minimizado e a sobrecarga é evitada.


Transformando em um exemplo para melhor entendimento: você já deve ter clicado em uma notícia que, devido ao grande número de acessos simultâneos, saiu do ar. O que aconteceu é que o servidor do site não estava preparado para tamanha demanda e não tinha outro servidor para dividir os acessos. Isso é bem comum de acontecer em sites de companhias aéreas ou de universidades ao anunciar resultados de vestibular.


Quais são as vantagens do load balance?


Com a técnica de balanceamento de carga, as vantagens podem ser inúmeras, mas vamos citar as três principais. A primeira delas, claro, é a garantia de que os servidores do seu negócio estarão disponíveis 24h por dia e com fácil manutenção. Essa segurança é um fator de extrema importância na hora de oferecer um serviço de qualidade para seus clientes e agrega muito valor ao seu produto final. Ou seja, sua empresa ganha confiança. 


Um outro benefício do load balance é a ausência de necessidade de instalar hardwares, uma vez que a base de tecnologia dele é em ambiente cloud. Isso torna a instalação dele mais fácil, prática e leve.


Por último e não menos importante, em caso de indisponibilidade do primeiro servidor, o load balance faz com que as informações sejam automaticamente direcionadas para o segundo. E esse redirecionamento não precisa ser acionado por ninguém!


Em alguns casos, como é na VirtuEyes, a empresa trabalha com load balance e redundância de data center, prevendo possíveis colapsos, e redundância com as operadoras, sempre fechando duas integrações com duas regiões distintas em dois data centers. Isso garante uma melhor performance no gerenciamento de conectividade e ninguém fica ?no escuro? sem saber o status de cada linha e parque de SIM Cards.


Ou seja, gestão de dados é sinônimo de sucesso


Como citamos acima, não importa o tamanho da sua empresa, o número de funcionários ou a quantidade de faturamento. Gerir dados é fundamental para qualquer empreendimento. Alguns minutos de ?sistema indisponível? na tela de alguém pode significar cancelamentos, menor produtividade, mais gasto com reparos e problemas que ganham proporções.


Estamos na era da informação e quem sabe cuidar dela já está a um passo à frente dos demais. Ficar sem dados pode causar uma mancha na imagem da sua empresa que, dependendo do tamanho, leva muito tempo para ser limpa. Nunca é tarde para se preocupar com proteção, então mantenha seu negócio sempre conectado!